Nesta segunda-feira (17), o desembargador Celyrio Adamastor recebeu membros do Comitê Nacional PopRuaJud, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para apresentar o Painel de Monitoramento de Pessoas em Situação de Rua, desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL).
A ferramenta busca garantir celeridade a processos cÃveis e criminais envolvendo pessoas em situação de rua no estado, por meio do acompanhamento das movimentações de cada procedimento judicial.
"É um instrumento de acompanhamento contÃnuo que vai além de ser uma ferramenta técnica; é um reflexo da nossa responsabilidade como sociedade em garantir o acesso a direitos básicos, como moradia, saúde, educação e, sobretudo, a segurança jurÃdica", comentou o corregedor-geral Celyrio Adamastor.
O corregedor enfatizou que a ferramenta também possibilita a transparência e permite que o Sistema de Justiça atue de forma mais assertiva e comprometida com a resolução das demandas.
Desenvolvido pelo servidor da CGJAL, Diego dos Santos, o painel é pioneiro no Brasil e poderá ser implementado em tribunais de todo o paÃs.
O encontro contou com a participação dos juÃzes auxiliares da CGJAL, Geneir Marques e Kleber Borba, do conselheiro do CNJ, Pablo Barreto, da juÃza federal Luciana Ortiz, coordenadora do Comitê PopRua Jud do CNJ, do desembargador Tutmés Airan, presidente do Comitê PopRua Jus de Alagoas e da Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Também participaram o defensor público Isaac Souto, a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, o coordenador de Direitos Humanos do TJAL e representantes do CNJ.
Sâmara Souza – Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com