Um novo sistema de tÃtulos e documentos será disponibilizado para os cartórios RTDPJ, a partir de abril, de maneira gratuita pelo Operador Nacional de Registro de TÃtulos e Documentos de Pessoas JurÃdicas – ON-RTDPJ, com o objetivo de garantir celeridade e dinamicidade aos serviços cartorários em Alagoas.
A tecnologia foi apresentada ao corregedor-geral, des. Celyrio Adamastor, e à juÃza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), Laila Kerckhoff, pelo presidente da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL), Rainey Marinho, e pelo diretor da Durabil, João Cassella, nesta quarta-feira (19).
O objetivo é integrar todos os serviços RTDPJ diretamente no sistema e garantir que todos os cartórios, especialmente aqueles que ainda não utilizam um software próprio, possam modernizar os serviços oferecidos, por meio de uma solução segura e eficiente.
Após o lançamento serão promovidos treinamentos para os funcionários dos cartórios, além da disponibilização de um call center, para tirar dúvidas e ajudar os cartorários em quaisquer dificuldades.
Novas soluções
Durante a reunião, também foi apresentada uma segunda ferramenta para dinamizar o trabalho dos tabelionatos, por meio do armazenamento de informações em nuvem e com o auxÃlio de inteligência artificial.
O sistema, adquirido por cada serventia extrajudicial de notas, de maneira individual, permitirá que a Corregedoria tenha acesso remoto para correição online e consulta de dados estatÃsticos, o que permite maior transparência e segurança dos serviços notariais.
A juÃza auxiliar da CGJAL, Laila Kerckhoff, contou que a ferramenta apresentada irá auxiliar e aprimorar o monitoramento das serventias, auxiliando os sistemas que já são desenvolvidos pela Corregedoria.
"A apresentação do módulo de correição online foi bastante interessante. Agora, a Corregedoria vai analisar a possibilidade de agregar esse serviço com a criação de painéis de acompanhamento das serventias extrajudiciais em tempo real", comentou.
O presidente da Anoreg/AL, Rainey Marinho, afirmou que a tecnologia vai permitir maior agilidade nos balcões de atendimento dos cartórios e "possibilitar a construção de minutas de forma mais rápida e interativa, além de oferecer mais segurança em questões técnicas".
Sâmara Souza – Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com