Corregedoria 03/04/2025 - 03:04:03
CGJ e Funjuris inspecionam cartório da Levada, em Maceió
Novo delegatário tem implementado melhorias na unidade, com foco na informatização do acervo de busca e no treinamento dos funcionários

Inspeção no 2° Cartório de Registro Geral de Imóveis e Hipotecas de Maceió. Inspeção no 2° Cartório de Registro Geral de Imóveis e Hipotecas de Maceió. Niel Rodrigues

Nesta quinta-feira (3), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), Laila Kerckhoff, e a presidente do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), juíza Amine Mafra, realizaram uma inspeção no 2º Cartório de Registro Geral de Imóveis e Hipotecas, localizado no bairro da Levada, em Maceió.

"Ficamos positivamente impressionados com a organização implementada no cartório nesses dois meses de atuação do novo delegatário e estamos confiantes de que isso resultará em um atendimento mais eficiente às demandas da população. Também nos colocamos à disposição para esclarecimentos e para receber sugestões que possam contribuir para o aprimoramento dos serviços em outras unidades no estado", afirmou Celyrio Adamastor.

Desde que assumiu o cartório por meio de concurso público, o delegatário Arthur Brizzi tem buscado melhorias para a unidade, em termos de informatização do acervo de busca da serventia, de digitalização de procedimentos e migração de sistema, como também em treinamento para os funcionários, com o objetivo de garantir maior celeridade aos atos.

"Essa troca que a gente tem com a Corregedoria é fundamental para seguir em constante aprimoramento das atividades, para dinamizar os nossos processos e facilitar o acesso ao serviço por parte da população - que é o mais importante. Apesar de ter sido um período desafiador, a gente tem tido várias iniciativas para melhorar a prestação de serviço", afirmou Brizzi.

O novo delegatário também informou à Corregedoria que está avaliando alternativas para aprimorar a infraestrutura da serventia ou investir em uma nova sede, com condições adequadas para o atendimento ao público, visando proporcionar mais conforto e segurança.

Para a juíza auxiliar Laila Kerckhoff, Arthur Brizzi apresenta iniciativas excepcionais, passíveis de serem replicadas em outros cartórios de mesma natureza.

"Arthur tem visão para modernizar todo o cartório e é extremamente preparado. Durante esses dois meses de delegação, ele já promoveu capacitação dos funcionários e tem em mente a preparação de um manual sobre todos os atos que são emitidos pelo cartório de imóveis. Essa dinamização vai facilitar o trabalho de todos e garantir rapidez no atendimento aos usuários", ressaltou.

Na atual gestão, as inspeções aos cartórios da Capital estão sendo realizadas em parceria com o Funjuris, tendo em vista que as serventias devem repassar ao órgão a Taxa Sobre os Serviços Notariais e Registrais (TSNR), como explica a juíza Amine Mafra.

"O Funjuris possui autonomia para fazer sua própria correição e seguir seu cronograma, mas, como muitas das informações coincidem, nós tivemos a ideia de aproveitar uma única oportunidade para realizar as atividades conjuntamente, com o Funjuris e com a Corregedoria", disse.

A inspeção contou com a participação das servidoras da CGJAL, Juliana Cerqueira e Sílvia da Silva, e do servidor do Funjuris, Nelmont de Bulhões Braga Júnior.


Inspeções no interior
Nas comarcas do interior do estado, as inspeções dos cartórios são conduzidas pelos juízes corregedores permanentes de cada região. Após a realização dessas visitas, são redigidos relatórios que são encaminhados à Corregedoria para análise e monitoramento do cumprimento das determinações expedidas pelos magistrados.

Niel Rodrigues e Sâmara Souza - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.