Representando o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Bittencourt, o corregedor-geral da Justiça, Celyrio Adamastor, participou de cerimônia em alusão aos 80 anos do Dia da Vitória, em solenidade realizada pela Capitania dos Portos de Alagoas, na praça MarcÃlio Dias, no bairro Jaraguá, em Maceió, nesta sexta-feira (09).
Durante a celebração, também prestigiada pelo desembargador Fernando Tourinho, o capitão dos Portos de Alagoas, Rodrigo Garcia, prestou homenagem aos militares que participaram da Segunda Guerra Mundial, especialmente os da Marinha do Brasil e da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
O Dia da Vitória marca o fim do conflito, com a rendição incondicional da Alemanha. A data é comemorada em 8 de maio, com celebração em todo o mundo.
O capitão Rodrigo Garcia ressaltou a importância de se reverenciar o passado, uma vez que proporcionou lições que foram cruciais para a modernização doutrinária da Marinha, em especial para a criação da Força Naval do Nordeste, em 1942, com o intuito de zelar e proteger o litoral brasileiro.
Em discurso a representantes do Judiciário, Executivo, Legislativo e Forças Armadas, o capitão Rodrigo Garcia aproveitou para agradecer a todos, pela deferência à instituição e afirmou que a Marinha do Brasil trabalha em prol da sociedade alagoana.
“Quando vejo o prestÃgio de militares e civis, aqui em Maceió, vejo o reconhecimento e referência que vocês prestam à Marinha. Trabalhar em conjunto, de forma integrada, com os poderes públicos de diferentes nÃveis é o segredo do sucesso. Ninguém faz nada sozinho”, disse.
Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com