Corregedoria 29/05/2025 - 11:05:09
Painel PopRua, desenvolvido pela CGJAL, será replicado para todo o país
Acordo de cooperação será firmado entre CNJ, TJAL e CGJAL, para acompanhamento de processos envolvendo pessoas em situação de rua

Painel PopRua foi criado pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas. Painel PopRua foi criado pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas. Niel Rodrigues

O painel eletrônico PopRua, desenvolvido pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) para acompanhar processos cíveis e criminais envolvendo pessoas em situação de rua, vai servir de modelo para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que já demonstrou interesse em firmar um acordo de cooperação com o Judiciário alagoano para implementar a tecnologia em tribunais de todo o Brasil.

Os termos da parceria institucional já estão sendo avaliados pela CGJAL e, em breve, o acordo de cooperação será firmado entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, o presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor.

“Ver uma tecnologia tão importante sendo compartilhada com todo o país é uma grande satisfação para nós, porque os processos envolvendo pessoas em situação de rua são prioridade e nos sensibilizamos com a causa. O painel possibilita acompanhar de perto esses casos para garantir que todos os procedimentos aconteçam com a agilidade e o cuidado que as pessoas precisam", ressaltou Celyrio Adamastor.

No acordo de cooperação técnica, serão estabelecidas as responsabilidades das instituições envolvidas, visando a execução das ações e o aprimoramento contínuo da tecnologia, de forma colaborativa. A vigência do acordo será de cinco anos, contados a partir da assinatura, podendo ser prorrogada por meio de termo aditivo.

Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.