Geral 30/05/2025 - 10:05:38
Solicitações de antecedentes e comunicados de sentenças devem ser encaminhados ao Instituto de Identificação
Objetivo é adequar os procedimentos à nova diretriz da Polícia Científica, buscando agilidade e segurança nos serviços

Arte: Arte: diego silveira

As solicitações de certidão de antecedentes criminais, assim como os comunicados de sentença, deverão ser encaminhados a partir de agora, exclusivamente, ao Instituto de Identificação de Alagoas, conforme as diretrizes abaixo:

Endereço para envio presencial ou por correspondência:

Instituto de Identificação de Alagoas

Rua Cincinato Pinto, n° 265 - Centro, Maceió/AL - CEP: 57.020-050

A/C: Sr. Antônio Ferreira de Andrade Neto - Superintendente do Instituto de Identificação

Solicitações por meio eletrônico (versão on-line preferencial):

E-mail: arquivocriminal.ii@institutodeidentificacao.al.gov.br

Servidores e setores do Judiciário responsáveis pelas solicitações deverão, no assunto do ofício, informar o tipo de comunicação (solicitação de antecedente ou comunicado de sentença) e fazer constar no conteúdo a filiação, data de nascimento, e, se possível, um documento do réu em anexo, visto que, em muitos casos, o processo corre em segredo de justiça, impossibilitando o acesso por parte dos servidores do setor.

Ainda segundo a Polícia Científica de Alagoas, a medida se faz necessária devido ao envio recorrente de solicitações de certidões de antecedentes criminais por meios e canais não apropriados, como SEI, malote, zimbra, whatsapp e correspondência física direcionada a setores que não possuem competência para a emissão do referido documento.

A centralização das demandas no setor competente visa garantir agilidade, precisão e segurança na análise, emissão e envio do "Nada Consta", evitando extravios, atrasos e eventuais inconsistências no processo.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.