CNJ 03/06/2025 - 07:06:50
Tribunal de Justiça de Alagoas recebe CNJ para inspeção de rotina
Trabalhos seguem até quinta (5) e buscam verificar o funcionamento de setores judiciais e administrativos, além de serventias extrajudiciais

Desembargadores do TJAL e representantes do CNJ, da OAB, MP e Defensoria na abertura da inspeção, nessa segunda (2). Desembargadores do TJAL e representantes do CNJ, da OAB, MP e Defensoria na abertura da inspeção, nessa segunda (2). Diego Silveira

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) passa por inspeção ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de hoje (2) até quinta-feira (5). O objetivo é verificar o funcionamento de setores administrativos e judiciais, além de serventias extrajudiciais, contribuindo para a melhoria dos serviços.

O presidente da Corte estadual, Fábio Bittencourt, deu as boas-vindas à comitiva do CNJ e afirmou que as inspeções fortalecem o Judiciário brasileiro por meio do aperfeiçoamento de práticas administrativas, judiciais e disciplinares.

"Trata-se de um momento de diálogo institucional, de escuta qualificada, de avaliação criteriosa e, sobretudo, de compromisso com a transparência e a melhoria contínua da prestação jurisdicional”, afirmou o desembargador.

Para Fábio Bittencourt, a ação do CNJ é orientadora. “Ela nos oferece a oportunidade de refletir sobre nossas rotinas e alinhar nossa atuação às melhores práticas da Justiça em todo o país”.

E reforçou: "Que possamos, ao final dessa jornada, colher frutos que resultem em avanços concretos para o Judiciário alagoano e, por consequência, para toda a população".

A inspeção está sendo coordenada pelo desembargador Arnoldo Camanho, auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça. "É uma coisa ordinária, rotineira, feita em todos os tribunais do Brasil. A finalidade é verificar a regularidade dos atos e procedimentos do tribunal e a compatibilidade desses atos e procedimentos com os normativos do Conselho Nacional de Justiça".

O desembargador, que representa o corregedor nacional, ministro Mauro Campbell, afirmou ainda que os trabalhos forenses e prazos processuais não serão suspensos no período.

O corregedor-geral da Justiça de Alagoas, Celyrio Adamastor, destacou que a inspeção é uma oportunidade para dividir experiências e absorver conhecimentos. "Sob orientação de extrema qualidade técnica, podemos evoluir na busca incessante de um melhor sistema de justiça".

Participaram da solenidade de abertura, no Pleno do TJAL, desembargadores e juízes, representantes do CNJ, do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil.


Diego Silveira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.