Corregedoria 21/07/2025 - 04:07:05
CGJ e INSS unem estratégias para evitar fraudes previdenciárias
No mês de setembro, será realizado um workshop para orientar os delegatários quanto à alimentação adequada do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC)

Reunião foi conduzida pelo corregedor Celyrio Adamastor, nesta segunda (21). Reunião foi conduzida pelo corregedor Celyrio Adamastor, nesta segunda (21). Niel Antonio

O envio imediato de dados relativos a registros de nascimento e óbito pelos cartórios de Alagoas ao Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) é uma das principais metas da atual gestão da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL). Com a alimentação adequada do sistema, por exemplo, é possível garantir agilidade na concessão de licença maternidade, além de evitar o pagamento indevido de benefícios após o falecimento do titular.

Na manhã desta segunda-feira (21), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, e a juíza auxiliar, Laila Kerckhoff, reuniram-se com representantes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), oportunidade em que a instituição apresentou um panorama do tempo médio de envio de documentos pelos cartórios extrajudiciais de Alagoas, como também as pendências que eles têm no sistema.

"Revela-se extremamente oportuna a interlocução entre os atores no âmbito das Serventias Extrajudiciais, visto que, pequenos ajustes nas rotinas de trabalho têm o potencial de repercutir de forma benéfica na vida de milhares de cidadãos”, ratificou Celyrio Adamastor.

De acordo com o chefe do Setor de Administração e Informação do Segurado (SAIS), Thiago Luís da Silva Costa, nos casos de licença maternidade, por exemplo, quando o cartório envia dados da certidão ao sistema, o reconhecimento é feito de maneira automática.

“Ela não vai precisar aguardar dois ou três meses na fila nem se deslocar até uma agência para entender o motivo da demora. O benefício será reconhecido e a ausência do salário será compensada com o pagamento imediato do benefício”, disse.

A Corregedoria está se programando para promover um workshop remoto no dia 2 de setembro de 2025, das 16h às 18h, a ser ministrado por um representante do INSS. O evento tem como objetivo principal orientar os delegatários sobre a utilização do SIRC, proporcionando, assim, a oportunidade de sanar eventuais dúvidas.

Também participaram da reunião os servidores da CGJAL Caio Aguiar e Alberto Maya, além dos demais representantes do INSS, Carlos Henrique, Carlos Eduardo Sakamoto, Delivan Almeida, Fabíola Lima e João de Deus.

Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.