Direitos Humanos 29/07/2025 - 10:07:30
Coordenadoria de Direitos Humanos do TJAL planeja ações para o próximo trimestre
Grupo pretende ampliar atenção à população idosa e firmar parcerias com outras entidades

As sugestões debatidas serão sistematizadas e encaminhadas para análise da Presidência do TJAL. As sugestões debatidas serão sistematizadas e encaminhadas para análise da Presidência do TJAL. Carolina Amancio

Servidores e magistrados que integram a Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participaram, nesta segunda-feira (28), de uma reunião de planejamento para definir as ações prioritárias do próximo trimestre.

O encontro, realizado na Escola Superior da Magistratura (Esmal), deu continuidade ao processo de construção coletiva no início da gestão do presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, quando foi elaborado o plano de trabalho da Coordenadoria para o biênio 2025-2026. A partir da análise do que já foi executado e das novas demandas identificadas, o grupo discutiu propostas para o fortalecimento da atuação institucional na área de Direitos Humanos.

Um dos pontos centrais da reunião foi a decisão de ampliar o foco das ações para atender também à população idosa. A proposta surgiu após alertas da Delegacia Especial de Crimes contra Vulneráveis, que apontou a necessidade de um olhar mais atento a esse grupo, cada vez mais numeroso e sujeito a violações de direitos.

“A reunião foi bastante produtiva. Nos preocupamos, especialmente, em incorporar mais um grupo vulnerável às nossas ações: os idosos. É uma população numericamente muito significativa e que precisa de atenção. Queremos continuar sendo uma referência para a população alagoana no que diz respeito à defesa dos Direitos Humanos”, afirmou o desembargador Tutmés Airan, presidente da Coordenadoria.

A Coordenadoria atua em diferentes frentes, com foco no combate ao racismo estrutural e na promoção da equidade racial; na defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+; no atendimento à população em situação de rua; e na atenção às vítimas de crimes relacionados a esses contextos de vulnerabilidade.

As sugestões debatidas serão sistematizadas e encaminhadas para análise da Presidência do TJAL. O objetivo é garantir que as próximas ações reflitam as prioridades do grupo e estejam alinhadas com os desafios atuais da promoção e defesa dos Direitos Humanos em Alagoas.

Carolina Amancio - Ascom/Esmal

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.