Corregedoria 07/08/2025 - 08:08:08
Ufal será premiada pelo CNJ por contribuição ao Solo Seguro
Iniciativa reconhece ações que fortalecem a Regularização Fundiária Urbana e Rural; 251 famílias foram beneficiadas Atalaia, Messias, Murici, Rio Largo e Satuba

Equipe de Regularizao Fundiria da Ufal, durante entrega de ttulos de propriedade em Murici. Equipe de Regularização Fundiária da Ufal, durante entrega de títulos de propriedade em Murici. Niel Rodrigues

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será premiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 25 de agosto, em Brasília, pela parceria com o Judiciário alagoano nas ações de regularização fundiária de 251 imóveis urbanos de Atalaia, Messias, Murici, Rio Largo e Satuba, durante a campanha do Solo Seguro Favela, ocorrida no mês de junho.

O Programa de extensão Universitária para execução de Regularização Fundiária e Endereçamento Postal em Favelas e Comunidades Urbanas em municípios da Região Metropolitana de Maceió no Estado de Alagoas concorreu com outras 143 propostas e ficou entre as 27 vencedoras. Segundo o CNJ, durante a solenidade, 15 iniciativas serão agraciadas com menções honrosas.

Coordenado pela professora Juciela Cristina dos Santos, o Projeto da Ufal conta com a participação de estudantes do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e com a parceria da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (SETRAND/AL).

Nos meses que antecederam a campanha Solo Seguro Favela em Alagoas, os integrantes realizaram atividade técnica, com a execução do levantamento dos imóveis aptos a receber os títulos de propriedade, além de georreferenciamento das parcelas e cadastro social, sempre em contato com as prefeituras dos municípios envolvidos.

O Prêmio Solo Seguro tem como principais objetivos reconhecer e disseminar ações, projetos e programas inovadores que contribuam para o aperfeiçoamento da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e rural.

Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora, seguindo os critérios técnicos estabelecidos pelo Provimento CNJ n. 145 e pela Portaria CNJ n. 4/2025: Impacto Territorial e/ou Social; Eficiência e Celeridade; Inovação e Criatividade; Avanço no Georreferenciamento de Áreas Urbanas e Rurais; Articulação com Órgãos e Entidades Encarregadas da Regularização Fundiária Urbana e Rural, e Replicabilidade.


Solo Seguro Favela em Alagoas
Instituído pelo Provimento CNJ n. 158, de 05/12/2023, o programa tem por finalidade fomentar ações sociais, urbanísticas, jurídicas e ambientais relativas à Regularização Fundiária Urbana – Reurb, incorporando núcleos informais ao ordenamento territorial urbano e titulando seus ocupantes com os respectivos registros imobiliários, ainda que localizados em área inicialmente considerada rural.

Em Alagoas, o Solo Seguro Favela foi coordenado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, e pela juíza auxiliar Laila Kerckhoff, com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça, por meio do Programa Moradia Legal, das prefeituras envolvidas, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL), por intermédio dos cartórios dos respectivos municípios.

Solo Seguro foi coordenado pelo corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor. Foto: Niel Rodrigues


Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.