Dois cartórios do centro de Maceió foram inspecionados pela juÃza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas, Laila Kerckhoff, nesta semana. As ações tiveram o intuito de promover a uniformidade de procedimentos, coletar dados sobre o desempenho, funcionamento e organização das unidades extrajudiciais, além de orientar sobre normativos vigentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Judiciário alagoano.
De acordo com a juÃza responsável pelo Extrajudicial em Alagoas, durante as inspeções, é possÃvel identificar iniciativas bem-sucedidas que tenham potencial para serem sistematizadas pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) e implementadas em outras unidades extrajudiciais.
“É um segmento que contribui de maneira significativa com o Poder Judiciário, principalmente nessa era do mundo digital, em que há plataformas que conectam os cartórios de todo o Brasil. Nosso intuito é garantir que esses serviços sejam ofertados da melhor maneira possÃvel, para que a população possa usufruir dos atos cartorários de maneira célere e segura”, ressaltou a magistrada.
As inspeções ocorreram no Cartório do 6º OfÃcio de Notas, onde atua o delegatário Thiago Morra Costa Carreiro, e no 1º Cartório de Casamentos e Notas, cujo diálogo foi estabelecido com o delegatário Fabiano Moraes de Oliveira. Nesta unidade, Laila Kerckhoff analisou o acervo do cartório e conheceu o espaço destinado à realização de cerimônias.
Nas duas unidades, a magistrada contou com o apoio dos servidores da CGJAL Juliana Cerqueira e Caio Aguiar.
Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com