O corregedor-geral da Justiça, Celyrio Adamastor, representou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, nesta quinta (11), durante a abertura da 31ª edição do Congresso Nacional de Registro Civil das Pessoas Naturais (Conarci 2025).
O evento, promovido no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, contou também com a participação dos desembargadores Fernando Tourinho, Domingos Neto e Klever Loureiro, além da juÃza auxiliar da CGJAL, Laila Kerckhoff.
Para o corregedor-geral Celyrio Adamastor, é um privilégio para Alagoas receber o Conarci, pois ele representa uma oportunidade única de discutir o constante aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.
"Esse congresso se configura como um espaço rico para o compartilhamento de conhecimentos e para a reflexão sobre temas relevantes, que vão desde as mudanças nas normativas até as melhores práticas no âmbito do registro civil. Ao final deste encontro, teremos a chance de avaliar o quanto já evoluÃmos e de vislumbrar os próximos passos rumo ao futuro do registro civil no Brasil", disse o corregedor-geral Celyrio Adamastor.
A iniciativa tem como tema principal "Registro Civil de Pessoas Naturais: mais que uma escolha, uma missão!". Entre as pautas do congresso estão os novos serviços eletrônicos baseados na identificação digital do cidadão, reconhecimento de paternidade digital, identificação eletrônica do cidadão e registro online de óbitos.
Devanir Garcia, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), revelou que o evento atraiu mais de 550 inscritos para participarem de um ambiente de muito aprendizado sobre a área.
"Queremos chamar a atenção de que o registro civil do Brasil precisa ter maior sustentabilidade. Ele precisa ser preparado do ponto de vista estrutural para poder atender melhor à população e nesse sentido a parceria com o Poder Judiciário é indispensável, até porque nós somos o serviço extrajudicial. Muitos serviços têm saÃdo do Poder Judiciário e vindo para o extrajudicial como uma forma de uma melhor prestação de serviço, como uma forma de poder acelerar e desburocratizar principalmente", explicou o representante nacional.
O presidente da Arpen-AL, Wagner Falcão, falou sobre a importância de receber um evento voltado para a atualização dos registradores de todo o paÃs.
"É um momento de proporcionar aos colegas registradores civis de todo o paÃs capacitação, inovações e direcionamento para o futuro da nossa atividade. A extrajudicialização é uma tendência, haja vista que os nossos serviços cada vez mais vêm auxiliando o Judiciário", falou.
O congresso segue até sábado (13) e conta ainda com painéis, mesas de debate e atividades acadêmicas. Outros tópicos da programação incluem temas como Direitos Humanos, dignidade do registrador, serviços automatizados, inteligência artificial aplicada ao RCPN, gestão do Fundo do Registro Civil e a valorização da atuação feminina no setor, com o lançamento do Projeto Arpen-Brasil Mulher.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br