A 3ª edição da Semana 60+ do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) teve inÃcio nesta segunda (6), com palestras sobre envelhecimento saudável e qualidade de vida. Atualmente, o Judiciário possui cerca de 380 idosos dentre seus servidores e magistrados.
O evento, promovido pela Diretoria Adjunta de Saúde e Qualidade de Vida (DASQV), é alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro. Na programação, foram ministradas palestras sobre doenças osteoarticulares na pessoa idosa, planejamento para envelhecimento saudável, saúde bucal e qualidade de vida, atividade fÃsica, planejamento financeiro e previdenciário.
O desembargador Domingos Neto, presidente da comissão de valorização e preparação para a aposentadoria, destacou a importância de se valorizar a chegada aos 60 anos. “A maturidade é uma conquista, devendo ser valorizada e celebrada. Que as palestras sejam inspiração para o nosso compromisso de promover dignidade, respeito e inclusão”.
O ciclo de palestras foi aberto pelo médico Georges Basile, diretor-médico da DASQV, que abordou as doenças osteoarticulares na pessoa idosa. "Aqui vamos abordar ideias para que as pessoas possam chegar aos 60 anos com uma melhor condição de saúde. Para quem já chegou, que possa viver ainda melhor".
Georges Basile, diretor-médico da DASQV, abordou as doenças osteoarticulares na pessoa idosa. Foto: Caio Loureiro.
Prevenção
A geriatra do TJAL, Mônica Lessa, ressaltou a necessidade de agir de forma planejada e preventiva para que os idosos vivam com qualidade de vida e autonomia. “O idoso é um adulto que deu certo e é preciso se planejar para que esse envelhecimento seja saudável, ativo e bem sucedido”.
A médica destacou ainda os principais pontos a serem levados em consideração para um processo saudável de envelhecimento. “Alimentação, atividade fÃsica, realização de exames preventivos no momento correto e o controle de doenças crônicas impactam muito na qualidade de vida e na independência e autonomia durante o processo de envelhecimento”.
A geriatra do TJAL, Mônica Lessa, ressaltou a importância da prevenção para uma maior qualidade de vida. Foto: Caio Loureiro.
Qualidade de vida
A servidora Tereza Oliveira contou que anos atrás não tinha muito tempo para cuidar de si por conta da correria do dia a dia, mas que atualmente vem cuidando mais da saúde.
“Estou tentando priorizar muito a minha vida, a minha saúde tanto fÃsica, como mental e espiritual. Todos os ensinamentos repassados aqui foram muito bons, aqui recebemos as orientações fundamentais para todos nós que temos vontade de chegar aos 60 anos com uma vida mais leve e com menos remédios”.
Teste TAG 10
Ainda nesta segunda-feira, a ação contará com aplicação de teste TAG 10, a partir das 14h, no hall dos elevadores do TJAL. O teste serve para identificar idosos em risco de fragilidade, abordando questões como suporte social, quedas, medicamentos, cognição, entre outras.
A Semana 60+ será concluÃda nesta sexta (10), à s 9h, no Salão do Júri do Fórum de Arapiraca, No local, haverá aplicação do teste TAG 10 e também serão prestadas orientações sobre saúde, vacinação e aposentadoria.
A ação é uma iniciativa da DASQV e da Comissão de Preparação à Aposentadoria do TJAL. Apoiam as atividades: Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Prefeitura de Arapiraca, Academia Aquafit, Loja Qdivert, Clinvacin, Sest/Senai, Alagoas Previdência, Fundação Alprevcomp e os educadores fÃsicos Cristine Bessoni e Chystiano Albuquerque.
Atualmente, o Judiciário alagoano possui cerca de 380 idosos dentre seus magistrados e servidores. Foto: Caio Loureiro.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL