A Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) vem ofertando uma série de capacitações voltadas aos notários e registradores do estado, com o objetivo de orientá-los sobre os procedimentos técnicos necessários ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pelas serventias extrajudiciais.
Na última semana, foi oferecida a “Capacitação de Registradores na Central de Informação de Registro Civil de Pessoas Naturais (CRC)”. A formação, conduzida pela juÃza auxiliar da CGJAL, Laila Kerckhoff, e ministrada por Humberto Briones, teve como objetivo aprimorar o conhecimento técnico dos registradores e garantir o alinhamento com as diretrizes nacionais.
A CRC é uma ferramenta essencial para garantir integração, eficiência e segurança na comunicação entre os cartórios de todo o paÃs, como explica o vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen/AL), João Victor Abreu, participante da capacitação.
“A capacitação é de suma importância, considerando que objetiva que os registradores civis do estado de Alagoas possam realizar de forma correta o envio das cargas para a CRC, cumprindo com as determinações estabelecidas no Provimento 149 do CNJ”, disse.
O uso adequado da ferramenta de carga de registro na CRC contribui para o aprimoramento da gestão e o compartilhamento de dados entre as serventias, reduzindo inconsistências, duplicidades e falhas de comunicação.
Dessa forma, os cartórios passam a oferecer um serviço mais ágil, seguro e transparente, facilitando o acesso à informação por outros órgãos e promovendo maior efetividade na interconexão dos sistemas de registro civil em todo o paÃs.
SISCOAF
A Corregedoria também promoveu, por meio da plataforma Zoom, uma capacitação sobre o Sistema de Controle de Atividades Financeiras (SISCOAF), ministrada pelo procurador do Estado do Paraná, Rafael Brum Miron. O curso teve como finalidade orientar as serventias extrajudiciais quanto às obrigações decorrentes do Siscoaf, destacando sua relevância no combate à lavagem de dinheiro e no cumprimento das normas nacionais de prevenção.
Alice Nobre - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com