Infância e Juventude 22/10/2025 - 12:10:45
TJAL debate ações e estratégias com instituições da Patrulha Menino Bernardo
Iniciativa executada pela Polícia Militar já atende dezessete crianças na região metropolitana; patrulha foi criada há cerca de 2 meses e meio com apoio do TJAL

Reunião multisetorial foi realizada nesta quarta (22), conduzida pelo presidente do TJAL. Reunião multisetorial foi realizada nesta quarta (22), conduzida pelo presidente do TJAL. Thássia Leite

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, debateu, nesta quarta (22), as ações atuais e as novas estratégias para a Patrulha Menino Bernardo, criada há cerca de dois meses e meio com apoio do Judiciário.

Segundo Fábio Bittencourt, a intenção do tribunal é promover melhorias na rede que trabalha com a patrulha.

“Estamos evoluindo muito e a sociedade vai notar como estamos aprimorando a situação da fiscalização no que concerne às medidas protetivas empregadas a crianças e adolescentes, conforme a doutrina da proteção integral e a prioridade absoluta prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e da Adolescente”, ressaltou o presidente do TJAL.

Presidente Fábio Bittencourt destacou a prioridade da proteção das crianças e adolescentes. Foto: Caio Loureiro.

Esforço conjunto

A reunião multisetorial reuniu representantes das instituições ligadas ao serviço, como Governo estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público de Alagoas, Defensoria Pública do Estado e OAB/Seccional Alagoas.

Segundo o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnnes, a patrulha atualmente acompanha dezessete crianças e adolescentes, sem nenhum registro de reincidência criminal.

“É uma iniciativa muito importante, que conta com o apoio do tribunal. Hoje, desenvolvemos um trabalho de apoio a dezessete crianças e adolescentes na nossa capital, e isso vem trazendo uma certa tranquilidade àqueles que necessitam dessa assistência”, explicou o tenente-coronel.

Tenente-coronel Hiraque Aggnes apresentou dados sobre a patrulha durante a reunião desta quarta (22). Foto: Caio Loureiro.

Durante a reunião, foram discutidos alguns ajustes na execução do serviço, realização de treinamento para as equipes e o desenvolvimento de um fluxograma de atendimento.

Modelo inédito no país

A patrulha foi instituída no âmbito do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) da PMAL, e atua na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência. O modelo é inédito no Brasil e funciona de forma semelhante à Patrulha Maria da Penha.

Atualmente, a Patrulha Menino Bernardo conta com o emprego de duas viaturas exclusivas, com a realização de visitas durante todo o dia.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.