Corregedoria 15/01/2026 - 01:01:43
Setor da Corregedoria recebeu 469 procedimentos em 2025
Dados se referem a processos disciplinares em desfavor de juízes, servidores e delegatários dos cartórios extrajudiciais de Alagoas

Equipe da Divisão de Processos Disciplinares da CGJAL. Foto Equipe da Divisão de Processos Disciplinares da CGJAL. Foto Alice Nobre

A Divisão de Processos Disciplinares (DPD), da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), deu resolutividade a 373 procedimentos disciplinares, dos 469 que foram instaurados no período de janeiro a dezembro de 2025.

Conforme os dados apresentados ao corregedor-geral Celyrio Adamastor, foram instaurados 90 procedimentos, dos quais 84 foram arquivados, seis estão em grau de recurso ou foram submetidos ao Pleno do Tribunal de Justiça, um procedimento permanece suspenso e 34 seguem em tramitação.

Também foram instaurados 37 procedimentos em desfavor de servidores, com o arquivamento de 28 dos recebidos. Um procedimento encontra-se em grau de recurso, um está suspenso e 22 permanecem em tramitação.

Ainda conforme o setor, foram instaurados 342 procedimentos no período em desfavor de delegatários ou interinos. Desses, 261 foram arquivados, um encontra-se em grau de recurso, 56 estão suspensos e 156 seguem em tramitação.

No período, foram expedidos 706 ofícios no intrajus e recebidos 971. No âmbito das comunicações eletrônicas, o departamento registrou o envio de 559 e-mails e o recebimento de 529. Por meio do Malote Digital, foram enviados 7 expedientes e recebidos 6. Ademais, foram expedidos 928 mandados no período.

A Divisão emitiu, ainda, 366 certidões relativas à existência de procedimentos e penalidades envolvendo servidores e magistrados. Por fim, foram realizadas 17 audiências ao longo do período analisado.

Atribuições
A Divisão de Processos Disciplinares (DPD) é a unidade responsável pelo processamento dos expedientes de natureza disciplinar instaurados em face de magistrados, servidores do âmbito judicial e interinos ou delegatários dos serviços extrajudiciais, competindo-lhe, ainda, a emissão de certidões negativas ou positivas relativas à existência de procedimentos disciplinares e penalidades envolvendo esses agentes.


Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.