Nesta quarta-feira (21), o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor, recebeu a visita do juiz Claudemiro Avelino, que o presenteou com obras de Breno Accioly, médico e escritor natural de Santana do Ipanema (AL) e tio do desembargador.
Breno Accioly nasceu em 1921 e faleceu em 1966, aos 44 anos, no Rio de Janeiro. Ao longo de sua trajetória literária, escreveu sete livros, cinco contos e dois romances, nos quais explora a mente humana e suas nuances. A obra de estreia dele, e também uma das mais consagradas, foi João Urso, publicada em 1944.
Prometi ao corregedor que quando tivesse de posse dessas obras, daria de presente a ele. Hoje eu tive a honra de dedicar quase todos os trabalhos de Breno Aciolly, que tinha uma mente muito privilegiada, era muito criativo e produzia com muita intensidade, de modo que conseguiu publicar muitos livros, disse o juiz Claudemiro Avelino.
Na ocasião, o desembargador recebeu exemplares de Dunas, Isabela, Os cata-ventos, Cogumelos, Maria Pudim, Pedras e Razão Mutilada: Ficção e loucura em Breno Accioly, um estudo dedicado aos contos do livro João Urso.
Alice Nobre - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com