Corregedoria 22/01/2026 - 12:01:31
Celyrio Adamastor apresenta atribuições da CGJ aos novos juízes
Diálogo institucional integra a formação inicial dos novos magistrados pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas

Celyrio Adamastor, em diálogo com os novos magistrados do TJAL. Foto Celyrio Adamastor, em diálogo com os novos magistrados do TJAL. Foto Niel Rodrigues

Na manhã desta quinta-feira (22), os 14 novos magistrados empossados participaram de visita institucional à Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL). O grupo foi recepcionado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, e pelos juízes auxiliares Geneir Marques e Kleber Borba, em um encontro voltado à apresentação das atribuições e da atuação da Corregedoria no âmbito do Judiciário alagoano.

A visita institucional integra a formação inicial dos novos magistrados e foi promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A iniciativa proporciona o primeiro contato dos juízes com os órgãos que compõem o sistema de Justiça.

Na ocasião, Celyrio Adamastor recomendou aos magistrados que residam nas comarcas em que irão atuar, a fim de garantir um atendimento mais próximo e efetivo às demandas da população alagoana. Além disso, orientou-os a manter cordialidade e atenção no atendimento às partes e aos advogados. “Sempre que alguém bater à porta, atendam. Antes de tudo, por dever de urbanidade e, sobretudo, para oferecer auxílio àqueles que necessitam”, disse o corregedor.

O corregedor também abordou a atuação dos juízes corregedores permanentes, responsáveis pela fiscalização e orientação dos cartórios extrajudiciais, com a finalidade de assegurar a regularidade, a eficiência e a padronização dos serviços prestados à sociedade.

“É uma área pouco conhecida pelos magistrados quando chegam ao Judiciário, porque o que se aprende na universidade é apenas a Lei Federal número 6.015, de 1973, conhecida como Lei de Registros Públicos, mas o Extrajudicial é um mundo completamente diferente e vocês precisam compreender melhor essa área”, concluiu Celyrio Adamastor.

De acordo com o juiz Ygor Figueiredo, coordenador de Cursos para Magistrados da Esmal, a formação possui carga horária total de 480 horas, período em que os juízes já participam de atividade supervisionada, com início previsto para a próxima segunda-feira (26).

“Ao término do curso, eles assumem sozinhos as unidades e certamente já estarão prontos para prestar uma boa tutela judicial e colaborar muito com o desenvolvimento da sociedade alagoana”, comentou.

Segundo o juiz Rafael Lins, as visitas institucionais ampliam a compreensão dos novos magistrados sobre a realidade local. Ele também destacou a relevância do encontro com o corregedor-geral e os juízes auxiliares.

“Esse contato com os órgãos é muito importante para uma visão global da nossa formação. O diálogo foi bastante proveitoso e enriquecedor, especialmente no que diz respeito aos procedimentos que contribuem para o nosso aprimoramento profissional”, afirmou.


Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.