O juiz Luis Fillipe de Godoi, da Comarca de Quebrangulo, visitou os projetos sociais Vôlei do Futuro e Chute Certo, homologados pela Comarca de Quebrangulo por meio do Edital de Chamamento Público para financiamento com recursos oriundos de prestações pecuniárias. A estimativa é que as iniciativas beneficiem diretamente mais de 350 crianças e adolescentes ao longo de 12 meses
Além das duas iniciativas, um projeto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do municÃpio de Paulo Jacinto também foi contemplado no edital. Os projetos tem como foco a promoção de direitos fundamentais e o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Todos os projetos receberam parecer favorável do Ministério Público e foram devidamente homologados pelo JuÃzo da Comarca de Quebrangulo, reforçando o papel do Poder Judiciário na destinação socialmente responsável dos recursos provenientes de prestações pecuniárias e no fortalecimento de polÃticas públicas e ações comunitárias voltadas à proteção e promoção de direitos.
Segundo o juiz, as associações responsáveis se cadastraram e apresentaram propostas que atenderam a todos os requisitos previstos no edital, o que motivou a iniciativa de conhecer pessoalmente as ações desenvolvidas.
Os dois projetos esportivos são desenvolvidos por associações sem fins lucrativos e têm como objetivo ampliar o acesso de crianças e adolescentes a atividades esportivas e educativas, além de expandir os serviços oferecidos.
O magistrado destacou que com os recursos destinados, está prevista a aquisição de materiais e ampliação da equipe. “Poderão ser comprados uniformes, bolas e equipamentos utilizados diretamente na prática esportiva, bem como a ampliação da equipe multidisciplinar, com a inclusão de profissionais como psicólogos esportivos, fisioterapeutas e educadores fÃsicos.
De acordo com o planejamento das entidades, no próximo mês será realizada uma campanha de matrÃculas, possibilitando o aumento do número de alunos atendidos e o fortalecimento das ações de inclusão social e prevenção de situações de risco.
Já o projeto apresentado pelo CREAS de Paulo Jacinto tem como foco a melhoria da estrutura de atendimento a crianças, adolescentes e mulheres vÃtimas de qualquer tipo de violência. A iniciativa prevê a construção e o aparelhamento de uma sala especÃfica para atendimento humanizado, com um espaço acolhedor, seguro e adequado para o acompanhamento especializado das vÃtimas.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br